C A T E G O R I A S  &  P O W E R B A N K   

Clica sobre cada uma das categoria e descobre mais sobre os projetos e a powerbank.

Sustainable Development
5G - The Network of the Future 
Energetic Solutions 
M E C A N I S M O S   D E   I D E A Ç Ã O
 
 
 

Agora que já conheces as categorias do TecStorm’21, deixamos-te informação útil para que possas desenvolver a tua ideia e candidatares-te a esta maratona tecnológica!

DESIGN THINKING

 

O design thinking é uma ferramenta criativa utilizada em projetos para melhorar uma necessidade. O objetivo é encontrar soluções baseadas na co-organização entre partes interessadas. O produto é centrado na criação do ponto de vista dos utilizadores, e é definido ao longo do tempo valendo-se da recolha de conhecimento, durante todas as fases do projecto.
 

  1. Identificar o problema
    Formula questões para chegares à pergunta certa. Deves começar por descobrir a pergunta que mais se adequa para perceber o problema, e que te devolve mais e melhor informação. Importa que não excluas dimensões ecológicas, sociais, geográficas e económicas.

     

  2. Investigar
    Antes de começar, prepara-te para alargar horizontes. Esta fase do processo de recolha de informações, deve, se possível, ser divergente nas matérias e na forma de investigar. É fundamental que tomes conhecimento de várias realidades em perspetivas diferentes.

     

  3. Custos
    Prever os custos é uma tarefa importante, onde por vezes reside o sucesso de um projeto. Nesta fase, importa ser preciso e convergente, de forma a perceber a realidade e o alcance. Pensar em grande nem sempre é sinónimo de sucesso, muito menos de eficiência.

     

  4. Estratégia
    Perceber o contexto e a profundidade permite definir a estratégia do projeto. Apoia-te na tecnologia e na criatividade para resolver os problemas que identificaste na formulação de perguntas.

     

  5. Envolver partes interessadas 
    Envolver partes interessadas, internas e externas, é fundamental para fazer divergir o processo novamente. Interpretar feedback faz com que a solução seja cada vez mais objetiva, e próxima de resolver o propósito.




     

BRAIN STORMING

 

O processo de brainstorming deve ser significativo e eficaz. Existem regras básicas, assim como dezenas de maneiras de chegar a ideias criativas.


1. Reunir um grupo de pessoas para resolver um problema ou desafio.

2. Todas as pessoas do grupo devem gerar o maior número possível de ideias, por mais descabidas e fora do comum que possam parecer. Durante esse período, não são permitidas quaisquer críticas. O objetivo é gerar quantidade, não qualidade.

3. O grupo deve rever as ideias, selecionar as mais interessantes e, em seguida, conduzir a uma discussão como combinar, melhorar e/ou implementar as ideias.

Técnicas de BrainStorming

 

Queres fazer ainda melhor? Descobre mais acerca de técnicas de brainstorming no site 1 ou 2.