M E C A N I S M O S D E I D E A Ç Ã O
Agora que já conheces as categorias do TecStorm’21, deixamos-te informação útil para que possas desenvolver a tua ideia e candidatares-te a esta maratona tecnológica!
DESIGN THINKING
O design thinking é uma ferramenta criativa utilizada em projetos para melhorar uma necessidade. O objetivo é encontrar soluções baseadas na co-organização entre partes interessadas. O produto é centrado na criação do ponto de vista dos utilizadores, e é definido ao longo do tempo valendo-se da recolha de conhecimento, durante todas as fases do projecto.
-
Identificar o problema
Formula questões para chegares à pergunta certa. Deves começar por descobrir a pergunta que mais se adequa para perceber o problema, e que te devolve mais e melhor informação. Importa que não excluas dimensões ecológicas, sociais, geográficas e económicas.
-
Investigar
Antes de começar, prepara-te para alargar horizontes. Esta fase do processo de recolha de informações, deve, se possível, ser divergente nas matérias e na forma de investigar. É fundamental que tomes conhecimento de várias realidades em perspetivas diferentes.
-
Custos
Prever os custos é uma tarefa importante, onde por vezes reside o sucesso de um projeto. Nesta fase, importa ser preciso e convergente, de forma a perceber a realidade e o alcance. Pensar em grande nem sempre é sinónimo de sucesso, muito menos de eficiência.
-
Estratégia
Perceber o contexto e a profundidade permite definir a estratégia do projeto. Apoia-te na tecnologia e na criatividade para resolver os problemas que identificaste na formulação de perguntas.
-
Envolver partes interessadas
Envolver partes interessadas, internas e externas, é fundamental para fazer divergir o processo novamente. Interpretar feedback faz com que a solução seja cada vez mais objetiva, e próxima de resolver o propósito.
BRAIN STORMING
O processo de brainstorming deve ser significativo e eficaz. Existem regras básicas, assim como dezenas de maneiras de chegar a ideias criativas.
1. Reunir um grupo de pessoas para resolver um problema ou desafio.
2. Todas as pessoas do grupo devem gerar o maior número possível de ideias, por mais descabidas e fora do comum que possam parecer. Durante esse período, não são permitidas quaisquer críticas. O objetivo é gerar quantidade, não qualidade.
3. O grupo deve rever as ideias, selecionar as mais interessantes e, em seguida, conduzir a uma discussão como combinar, melhorar e/ou implementar as ideias.
Técnicas de BrainStorming
Queres fazer ainda melhor? Descobre mais acerca de técnicas de brainstorming no site 1 ou 2.