Vencedores 2022

SEHT- Safe and Easy Health Transportation

É uma plataforma digital que otimiza o transporte de pacientes não urgentes. Estabelecendo a comunicação destes pacientes com automóveis associados a empresas de transporte, este produto promete diminuir o uso inadequado de ambulâncias e os custos que deste advém aos hospitais.

CF_Logo_Horizontal_ENG_CMYK.png
Cópia de Foto-FernandoBento  www.duplaimagem_edited.jpg
EcoPod
Cópia de Foto-FernandoBento  www.duplaimagem.com (1474).jpg

Trata-se de um dispositivo que produz energia verde utilizando todas as fontes de energia renováveis disponíveis à sua volta. O seu design permite a flexibilidade da sua localização face aos parques solares e eólicos tradicionais, podendo ser utilizado em meio urbano, principalmente no topo de edifícios, para gerar energia em espaço que anteriormente não seria aproveitado.

upcoming_energies_logotipo.png
Mantis

É uma passadeira inteligente completamente automatizada, conectada e sincronizada que promete tornar as passadeiras mais seguras, reduzindo o número de acidentes que ocorrem em locais de baixa visibilidade. A utilização de sensores de movimento, emissores e receptores de luz infravermelha, o permite ao sistema detetar a aproximação e a travessia de peões, alertando o condutor para a sua presença até o peão conseguir atravessar a passadeira em segurança.

Cópia de Foto-FernandoBento  www.duplaimagem.com (1556).jpg
Vodafone.png
Seeds4Kids
Cópia de Foto-FernandoBento  www.duplaimagem.com (1613).jpg

Trata-se de uma horta inteligente que alia a tecnologia à natureza. O produto é composto por um sistema de monitorização de parâmetros como humidade do solo, luminosidade e temperatura, ligados a uma aplicação móvel onde se recebem notificações sobre o estado e necessidades das plantas. Esta foi desenhada para cultivar o interesse dos mais novos na agricultura, pretendendo dar a conhecer os princípios básicos de agricultura sustentável.

logo-gulbenkian-1.png

Mais Projetos

Gestus

Trata-se de um dispositivo que permite a comunicação de pessoas com dificuldades auditivas e orais. Baseia-se num par de luvas com sensores embutidos, tornando possível a recolha de dados relativos aos movimentos efetuados pelas mãos sendo enviados sinais para um microprocessador que os vai traduzir através de inteligência artificial. O sinal é depois convertido em áudio ou texto. 

01886334-F509-4299-B0FD-0EA22C944A2D.heic
Second Chance
Foto-FernandoBento  www.duplaimagem.com (50).jpg

Trata-se de um biossensor associado a uma aplicação digital, que consiga prevenir um ataque cardíaco.  O dispositivo será implantado subcutaneamente e permite a medição de vários parâmetros cardíacos, e a monitorização dos níveis sanguíneos de biomarcadores relacionados com o enfarte agudo do miocárdio. O biossensor vai permitir registar os dados continuamente e guardá-los na app associada, que irá realizar o processamento estatístico, permitindo ao paciente e ao seu cardiologista aceder aos dados.

Dronly

Este projeto visa solucionar a ineficiência das energias renováveis atuais, devido à sua grande dependência de requisitos ambientais. O sistema é uma estrutura de automontagem inspirada na natureza tendo a forma de uma árvore, baseia-se na física da tensão combinada com sensores piezoeléctricos para gerar energia, a partir de ventos variáveis, chuva e som, para dispositivos eléctricos de baixa tensão, também pode ser combinado para formar uma rede de distribuição eléctrica. 

dronly.jpg
EzBlocks
IMG_3832.JPG

Este projeto focou-se na otimização do desenvolvimento de contratos inteligentes, programas informáticos que se destinam a executar, controlar ou documentar eventos e ações legalmente relevantes de acordo com os termos de um contrato, para que possam ser implementados nas mais diversas áreas num futuro próximo. Esta otimização utiliza tecnologia Blockchain (natureza descentralizada) que devido ao seu carácter imutável e distribuído, apresenta bastantes benefícios.